quando as palavras valiam mais do que o ouro

 
 


2007.03.28.pt.Lagoa.Ferragudo.PraiaGrande

i.

quando as palavras valiam mais que o ouro,
eu não tinha ainda medo de te dizer a palavra amor.
então dizia-te amo e quero e riso e lágrima,
dizia-te noite e onda e saudade,

imensidão
tesouro:

segundos preciosos que passava contigo
a olhar o teu sorriso de homen-menino.

e então falava-te de sonhos, falava-te de mar,
de porto
ancoradouro.

quando as palavras valiam mais do que o ouro
e luziam com maior fulgor que o mais puro diamante,
eu dizia meu amor
sussurrado no silêncio da noite em que nos abraçávamos
febris de urgência e inebriados
um do outro e do instante.

eram puras as palavras então,
como pura era a minha alma que devagar
se afogava em ti para não sentir o tempo fugir.

porque quando as palavras valiam mais
do que os mais raros e preciosos metais
e traziam em si o arco-íris de todas as madrugadas
que juntos víamos nascer

quando exaustos de amor e suor
corríamos de mãos dadas para as ondas do mar

cada palavra era como uma mão estendida,
um abraço sem fundo,
os teus lábios nos meus.

 

iii.

dizia-te então amo-te
e quero-te. e dizia-te felicidade.
falava-te de coisas simples.
olhava-te sorrir e sentia-me crescer.

com palavras contava-te o eu e o meu,
falava-te da mão, de raiz e país
de monte, de vale e do mar,
e o teu olhar bailava…
como eu te amava.

sentia-me menina irrequieta
no doce embalo do teu corpo,
e era então que te falava
de outros tempos e outros sonhos,
de eternidade,
de um futuro tão grande
tão grande que nos fugia nas horas ociosas
do momento e do olhar.

porque quando as palavras valiam mais
do que as coisas mais preciosas,
não falavam ainda de dor.
não traziam ainda no calor
incandescente e branco e abrasador
de um outro verão,
este vazio da minha mão,
o gosto amargo de te ter e não poder,
de tanto te querer e ter de te soltar,
feito grito ao vento em noite sem luar.

porque quando as palavras falavam ainda de céus,
não existia ainda a palavra adeus.

 
Agosto 1984


 

Foto: Francisco Santos, @ http://en.wikipedia.org/wiki/File:2007.03.28.pt.Lagoa.Ferragudo.PraiaGrande.jpg</p:
 
 
 

